top of page

Isis Marks Ribeiro

 

Com formação híbrida, Isis Marks é intérprete-criadora em dança e educadora.

 

Atua como artista e pesquisadora das artes cênicas e da dança contemporânea e como praticante e instrutora de pilates.

Formada em licenciatura e bachalerado em Dança pela Universidade Anhembi Morumbi em 2012, 

iniciou seu interesse pela dança a partir do contato com as danças brasileiras e a percussão no Teatro Escola Brincante de Antônio Nóbrega, onde estudou por dois anos. Depois, permaneceu na escola de Ivaldo Bertazzo por três anos, onde se formou na Técnica de Reeducação do Movimento e iniciou seus trabalhos cênicos integrando o Projeto Cidadão Dançante. Com o núcleo, dirigido por Bertazzo, desenvolveu diversos espetáculos, como "Anatomia do Desejo" (2007) e "Kashmir Bouquet" (2008).

Residiu em Porto Alegre por um ano e neste período integrou o Grupo Experimental de Dança de Porto Alegre, com o qual apresentou o trabalho "...ou algo assim que me intrigue" (2008/2009), direção de Luciana Paludo e Airton Tomazzoni. De volta à São Paulo ingressou na Univerdade de Dança e passou a se aprofundar ainda mais na pesquisa da dança contemporânea e técnicas de improvisação. Durante a graduação, fez parte do Núcleo Pequenos Humores, dirigido por Beth Bastos e com ele circulou com o trabalho "Pequenos Humores" (2011). Também integrou o Projeto Chega de Saudades de Rubens Oliveira e Sérgio Inácio, em que apresentou o trabalho "Carretel" (2013). 

Paralelamente a esses grupos, também desenvolveu trabalhos independentes integrando os coletivos Corpos Errantes e Alice de Alpargatas.

Sua formação complementar foi pautada em aulas regulares de Dança Contemporânea com Ivaldo Bertazzo, Luciana Paludo, Maristela Estrela e Lucilene Favoretto, Balé Clássico com Beth Bastos e Zélia Monteiro, Improvisação, com Beth Bastos, além de aulas de Dança Afro, Danças Brasileiras e workshops em diversas escolas e Centros Culturais.

Hoje faz parte do coletivo MUMBRA corpomóvel e com ele circula com duas peças autorais: "Intempéries, Ruminações Sobre Pertencer" e "Pó" e duas performances: "Cadê o Dono do Sorvete?" e " A sombra por trás dos fios". Em 2016 o coletivo foi contemplado com o prêmio PROAC/06 Primeiras Obras em Dança e desde 2015 vem circulando em diversos Centros Culturais e SESCs em São Paulo/SP e Rio de Janeiro/RJ. Durante três anos fez parte do Grupo de Pesquisa da Coordenação Motora, ministrado por Lucilene Favoretto, no Estúdio Oito Nova Dança e com ele criou dois trabalhos solos: "Sobre o constante devir, ir e vir neste corpo sempre à deriva" e "âmago", ambos apresentados em mostras independentes e o segundo tambêm na Ocupação Inquietos, na FUNARTE em 2016. Além de artista, trabalha como instrutora de pilates no Estúdio Fruto dese sua inauguração. Formou-se no Centro de Certificação de Instrutores de Pilates da escola CGPA Pilates no final de 2014 e busca nesta técnica preparação e suporte para o trabalho artístico do corpo em cena.

bottom of page