top of page

Portfólio

 

 

 

âmago

Orientação Lucilene Favoretto

 

Trabalho solo que teve como mote o diálogo entre temas de estrutura corporal e temas poéticos. Livremente inspirado em trechos dos livros "A Descoberta do Mundo" de Clarice Lispector e "Um Utero é do Tamanho de um Punho" de Angélica Freitas o trabalho nasce do diálogo entre as referências bibliográficas e a pesquisa e questionamento sobre os padrões de comportamento feminino na nossa sociedade.

Sinopse

A tentativa da mulher de se reinventar, a necessidade de se desfazer e de ser outra, de não ser mais nada, de ser gente e bicho, de romper com as demandas sociais, de desfazer a face e experenciar o não entendimento, a falta de formatação, a busca por outras formas de existir e pertencer e a necessidade de se desmembrar e trasmutar. Sobre aquilo que habita nossa solitude ou sobre a brandeza e a liberdade do não entendimento das coisas. 

Foi apresentado na SUB galeria de arte e entretenimento, no Estúdio Oito Nova Dança e no Projeto de ocupação "Corpo em Destaque" no "Projeto Inquietos" FUNARTE em 2016 em São Paulo/SP.

 

 

Read more
Carretel
Projeto Chega de Saudade
Direção Rubens Oliveira e Sérgio Inácio
 
O projeto Carretel, idealizado pelo bailarino e coreógrafo Rubens Oliveira e o jornalista e roteirista Sérgio Ignácio, reune pessoas interessadas em experimentar no palco a realização de movimentos corporais ao som de uma trilha sonora, independente de formação profissional específica e saudosas de outras participações anteriores nessa mesma linha. A partir de reflexões sobre o significado da saudade, surgiu o espetáculo Carretel que revela a comunicação elementar que existe entre o sentir e o se mover, em gestos repletos de afeto.
Direção de Arte: Talita Miranda
 
Apresentado em Outubro de 2013 no Teatro Lauro Gomes, em São Bernardo do Campo/SP e em Novembro do mesmo ano no teatro Teatro TUCA, em São Paulo.
Performance
Arte-lixo: excessos poéticos
orientação Beth Bastos
 
Uma performance  com  cinco mulheres carregando  sacos de  lixo. No percurso traçado pela Vila da praia de Picinguaba (Ubatuba –SP) partiu de uma inquietação bastante urgente a respeito daquilo que nós humanos produzimos cada dia mais e, no entanto, não sabemos lidar. O percurso traçado pelas cincos performers se deu com o propósito silencioso de fazer do lixo algo completamente diferente que se atribui no cotidiano. Sacos pretos embalavam nossos detritos de uma semana inteira. Como levar o lixo até o lugar destinado, pra onde vai esse lixo, o que será feito dele? Tudo isso perpassou o trajeto e ganhou relevância compositiva na medida em que os questionamentos se diluíram nas passadas, nas pausas, no diálogo entre corpos, entre corpos, mar, céu, terra, transeuntes, pássaros…
 
 
Intérpretes: Talita Vinagre, Katherina Tsirakis, Sofia Tsirakis, Beth Bastos e Isis Marks 
texto: Talita Vinagre
Praia de Picinguaba, Ubatuba/SP, 2012

Performances Noturnas

orientação Beth Bastos
 
Apresentações voltadas para a prática e o estudo das diferentes técnicas de improvisação e composição em dança, ministradas pela bailarina e coreógrafa Beth Bastos com base nos estudos de Lisa Nelson, Steve Paxton e Klauss Vianna.
 
Apresentado em 2012 pelo Grupo Pequenos Humores no Estúdio Urubu, na Vila de Picinguaba, Ubatuba/SP.
Before your eyes

Direção Beth Bastos

 

Estudo pictórico da prática de composição do corpo no espaço, baseado nas técnicas  e improvisação desenvolvidas pela Lisa Nelson.

 

Apresentado em Novembro de 2011 na Sala Crisantempo em São Paulo/SP.

                       clique na foto

                         clique na foto

                         clique na foto

                      clique na foto

                        clique na foto

                         clique na foto

                         clique na foto

Coletivo MUMBRA corpomóvel

Pó revela quatro figuras humanas, quase míticas, que juntas apresentam uma dança por vezes incabível ou até inadequada. Representada por corpos atravessados de poeira, buracos, silêncios e contornos, traz à tona, pelo movimento, memória, força e fraqueza, o que nos pertence como algo que ficou, se inscreveu e, sobretudo, resta em nossos corpos. Quantos restos restam dentro de nós? Com quantos restos se faz um corpo? Uma dança? Que corpo resta?
Projeto contemplado pelo de Programa de Ação Cultural (Proac) da Secretaria de Estado da Cultura – Primeiras Obras Produção de Espetáculo e Temporada de Dança do Governo do Estado de São Paulo.


 

Intempéries, Ruminações Sobre Pertencer

Coletivo MUMBRA corpomóvel

 

O trabalho surgiu da inquietação a respeito daquilo que nos pertence e o que não nos pertence. 
O que é meu? O que é do mundo? Como dar sentido a palavra pertencimento diante de um tempo tão fugaz e efêmero? 
Buscamos na observação do nosso cotidiano materiais para refletir corpórea e criativamente essas perguntas. Nosso trabalho fala sobre tudo isso que se liquefaz com facilidade, sobre a angústia desses indivíduos que se chocam todos os dias, sobre corpos que se misturam, transbordam e se cruzam sem se encontrar. 
Intempéries é enfim, um depoimento coletivo que dança e discorre este cotidiano cheio de tempestades.
Nossa Temporada de estréia vai acontecer durante todos os finais de semana do mês de Agosto no Teatro Laboratório da ECA/USP em São Paulo/SP.

 

 

clique na foto

clique na foto

Cadê o dono do sorvete?

Coletivo MUMBRA corpomóvel

 

Intervenção cênica na qual uma situação absurda e bem humorada é o elemento central para se refletir sobre o tempo em uma grande cidade. Por meio da tão temida frase “Você pode me ajudar” o público é convidado a resolver o conflito absurdo: Perdeu-se um sorvete, é preciso achar seu dono com urgência.

 

 

clique na foto

Sobre o incômodo devir, ir e vir neste corpo sempre à deriva
solo criado sob orientação de Lucilene Favoreto
Depoimento pessoal dançado que discorre sobre o fluxo do constante deslocamento da vida urbana e sobre a inevitável condição que isso implica: não ter um lar e ter que, todos os dias, carregar a casa nas costas.
Foi apresentado no Estúdio Oito Nova Dança

 

 

A sombra por trás dos fios

Coletivo MUMBRA corpomóvel

 

As sombras por trás dos fios é uma ação que se dá no trânsito entre poética e política, na qual se faz presente um diálogo entre dança, performance  e conscientização.
Nela, quatro mulheres dividem uma única roupa de muitos fios e dão a ver condições de trabalho análogas às da escravidão, ainda presentes em nosso país e no mundo. Por meio de uma coreografia inspirada no universo da indústria têxtil e na pergunta “Quem costura minhas roupas?”, configura-se uma movimentação ciclíca, onde a ferramenta da repetição é metáfora do funcionamento da máquina, do cansaço, do suor e dos gritos mudos a ecoar, infinitamente no tempo e espaço.

 

 

clique na foto

                       clique na foto

Corpocasa
trabalho solo
 
Auto-retratos para o exercício de sobreposição: a composição do corpo na casa e o recorte fotográfico. Livremente inspirado no trabalho de Francesca Woodman e Estela Miazzi. 
 
Criado em 2013.
 
 
Memórias em Movimento

Coletivo Alice de Alpargatas

 

A pesquisa "Memórias em Movimento" da cia Alice de Alpargatas tem como proposta a construção de uma encenação coreográfica criada em endereços específicos onde realizamos o processo de criação. A peça coreográfica tem como base o estudo da passagem do gesto cotidiano ao gesto dançado pressupondo uma aproximação entre público e intérpretes. Através de uma pesquisa histórica do espaço bem como entrevistas com pessoas que tenham alguma relação com este endereço (atual ou passada), são estabelecidas relações entre a memória relacionada ao espaço, a gestualidade do entrevistado e a criação em dança, utilizando uma metodologia que inclui o público como mais um colaborador do processo criativo e não apenas um observador do mesmo. "1134-Memórias em Movimento" foi concebido no espaço do campus centro da Universidade Anhembi Morumbi.

Apresentado em Outubro de 2010 em diferentes locais cotidianos da cidade de São Paulo/SP.

 

                       clique na foto

                       clique na foto

Intervenções
Coletivo Corpos Errantes
 
Grupo independente de pesquisa e experimentação em dança com foco na linguagem da improvisação e ações de site specific na cidade de São Paulo/SP.
 
Em 2013 o grupo produziu dois videoarte em parceria com os artistas Fernando Tulio, Rocha Franco, Nana Maiolini e Pedro Moscalcoff: Experimento 3 - registro e sem título.
 
 
Intérpretes-criadoras:  Alice Boyriven, Isis Marks, Sofia Tsirakis e Talita Vinagre.
 
 
 
 

clique na foto

Quinteto água
Orientação Lucilene Favoretto
 
O trabalho surgiu do desejo de aliar os estudos da coordenação motora à temática dos elementos da natureza. Tivemos como referência diferentes processos de experimentação da relação do corpo com o elemento água e o livro de Gaston Bachelard "A água e os sonhos".
A partir da troca de depoimentos pessoais formamos este quinteto, que se construiu pela soma do corpo e da dança de cada uma na formação de uma comunicação coletiva.
 
Apresentado em Junho de 2014 no Estúdio Oito Nova Dança em São Paulo/SP.
Intérpretes- criadoras: Fernanda Gusso, Sofia Tsirakis, Isis Marks, Ellen Minhoto e Marcela Páez.
 
 

 

 

 

Menir

orientação Ana Terra

 

O espetáculo de dança, que fez parte do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do grupo, faz uma simbologia à Menir, a primeira pedra que restou do caos. “A intenção da apresentação é aprofundar e expandir um repertório poético-coreográfico. Para isso, os ‘artistas-exploradores’ caminham pela cidade e por diferentes campos arqueológicos, coletando vestígios, maneiras de existir, de se mover, de viver e conviver”, afirma Valéria Cano Bravi, coordenadora do curso de Dança da Anhembi Morumbi.

 

Apresentado em novembro de 2012 no Teatro Experimental Anhembi Morumbi em São Paulo/SP.

 

                      clique na foto

Pequenos Humores

direção Beth Bastos

 

Espetáculo de dança que investiga as situações do ambiente doméstico sob direção da bailarina e coreógrafa Beth Bastos. A trilha sonora mescla a voz da cantora Tiê com sons e depoimentos captados pelas intérpretes. Gestos cotidianos são tratados com poesia e humor trazendo uma reflexão entre o convívio do mundo profissional e doméstico. Livremente inspirado no filme Uma mulher é uma mulher de Jean Luc-Godard. Auditório. 

 

Apresentado em Junho de 2011 no no Projeto Fora do Palco, no SESC Pinheiros em São Paulo/SP.

 

Intérpretes-criadoras: Andrea Mendonça, Alice Boyriven, Antônio Miano, Isis Marks, Talita Vinagre, Luciana Elias e Verônica Garcia.

 

 

                        clique na foto

                      clique na foto

...ou algo assim que me intrigue
Grupo Experimental de Dança de Porto Alegre, direção Luciana Paludo e Airton Tomazzoni
 
A montagem faz uma delicada e contundente incursão pelo ato de se intrigar pelo movimento do outro e pelo seu próprio mover-se. As coreografias fazem da diversidade de corpos e das qualidades de movimentar-se a matéria-prima para construir uma dramaturgia de figuras que trafegam pela solidão da grande metrópole ou que encontram formas de subverter o fluxo imposto, apostando na sua singularidade e no encontro.
 
Intérpretes: Bethany Martinez, Graziela Silveira, Isis Marks Ribeiro, Juliana Vicari, Laura Rosa, Lindon Shimizu, Luiza Moraes, Nicole Fischer, Nilton Gafree, Patricia Lamachia, Roberta Savian, Fani Ferreira e Thaís Alves.
 
Apresentado em 2008/2009 no Teatro Renascença em Porto Alegre/RS.
 
 

                         clique na foto

Kashmir Bouquet
Projeto Cidadão Dançante
direção Ivaldo Bertazzo
 

"Kashmir Bouquet" mantém o conceito de valorizar a individualidade do gesto humano com expressão artística, uma marca do coreógrafo Ivaldo Bertazzo. E ainda traz como diferencial a capacidade de envolver o público em fragrâncias durante a apresentação.

Além das pessoas comuns, as bailarinas Ciça Meireles e Kanchan Marandan participam do espetáculo.

 

Apresentado em Novembro de 2007 no Teatro Santa Cruz e em Maio de 2008 no Teatro TUCA, São Paulo/SP. 

 

Anatomia do Desejo
Projeto Cidadão Dançante
direção Ivaldo Bertazzo
 
O espetáculo integra o projeto Cidadão Dançante, em que Bertazzo coreografa dançarinos não-profissionais e profissionais.
 
Apresentado em Maio de 2007 no Teatro TUCA, São Paulo/SP. 
Haxixe
Videoclipe Pizza Punk
 
Direção: Cainã Vidor
Produção: Lucas Delgado
Assistência de Produção: Amália dos Santos
Arte: Philaico Mei
Fotografia e câmera: Xandão Yokoyama e Lívia
Edição: Lina França
Elenco: Calvin França, Isis Marks, Natália Contarelli e Tiago Hilarino.


Filmado e produzido entre outubro/2013 e maio/2014.
 
BRUNO TORRANO baixo e voz | FELIPE VILAS BOAS bateria e voz | GUILHERME KAMALAKIAN guitarra e voz | IURI BARROS guitarra e voz | PEDRO GUIMARAES teclado e voz
 
.alux
Videodança 
 
Espaço urbano. Um futuro próximo. Uma dança noturna em que pele e luz se misturam alimentados pelo delírio, prazer e solidão. 
Trabalho realizado a patir da oficina de Videodança do programa Dança em Foco, no SESC Pinheiros. 
 
 
Concepção: Andrea Mendonça e Isis Marks
Interpretação: Isis Marks
Imagens: Andrea Mendonça
Edição: Andrea Mendonça e Isis Marks
 
Criado em Janeiro de 2010.

                         clique na foto

Videoclipe
Uma Noite No Sumaré

 

picto-dança:projeção de vídeo-dança sobre tela

 

Música: Uma noite no Sumaré 
Compositor: Esmeraldino Salles
Interpretação: Grupo João de Barro
Filme / Arte / Direção: Fernando Tulio Salva Rocha Franco
Corpos dançantes: Isis Marks | Pedro Bruschi


PEDRO BRUSCHI violão | ANDRÉ BACHUR bandolim | DON FRED cavaquinho | ANGELO URSINI flauta | LUCAS SILVA pandeiro

 
 

                         clique na foto

bottom of page